Com o propósito de explorar novas linguagens criativas, o projeto Cine Fricção realizará durante o mês de novembro uma temporada formativa, com três encontros gratuitos que abordam teatro, moda e escrita através das lentes de artistas LGBTQIAPN+.
O Cine Fricção busca atingir as pessoas de maneira diferente e comprometida com a quebra de preconceitos relacionados à comunidade LGBTQIAPN+, promovendo nos últimos anos diversas ações em que os participantes possam se emocionar e refletir, abordando de forma sensível questões importantes que envolvem e impactam a sociedade de maneira geral.
Confira a programação deste ciclo formativo de oficinas e participe para vivenciar diferentes processos de criação:
Oficina Imagem em Teatro – com Dani Silva
Construindo cenas a partir de imagens e visualidades, esta oficina explora referências visuais para transformar a expressão teatral em novas narrativas.
Data: 19 de novembro, terça-feira
Horário: 19h30 às 22h
Local: Casa das Artes (Travessa Águas Virtuosas, 111 - Jardim Cascatinha)
Inscrições: https://abre.ai/oficinafriccao
Oficina Entre Linhas e Estilos – com Thiago Silva, João Santos e Thomas Melo
Falando de moda e identidade, para entender a relação da comunidade LGBTQIAPN+ com este tema, abordando como as roupas podem expressar autenticidade e resistência.
Data: 21 de novembro, quinta-feira
Horário: 19h30 às 22h
Local: Casa das Artes (Travessa Águas Virtuosas, 111 - Jardim Cascatinha)
Sem necessidade de inscrição prévia, mas sujeito à lotação do espaço. Chegue cedo.
Oficina de Escrita Criativa – com Jéssica Balbino
Transformando corpo e memória em literatura, Jéssica nos guia por temas de escrevivência, corpos dissidentes e as experiências que trazem atravessamentos pessoais.
Data: 25 de novembro, segunda-feira
Horário: 9h às 11h
Local: Associação Bem-Viver (Rua Biotita, 347 - Jardim Kennedy)
Destinada especialmente aos assistidos da instituição, mas aberta a todas as pessoas interessadas. Sujeito à lotação.
Para todas as ações, haverá emissão de certificado de participação.
Assim, mais do que um projeto de formação, a proposta se fortalece como um movimento contínuo de resistência e celebração da diversidade, que busca transformar a sociedade através da arte, da cultura e da educação. Reafirmando sua missão de criar espaços de fala, escuta e valorização das produções que emergem da comunidade LGBTQIAPN+, contribuindo para uma sociedade mais justa, inclusiva e plural, criando um espaço acolhedor, crítico e reflexivo para a comunidade LGBTQIAPN+ e o público em geral.
A proposta ‘Fricção’ é viabilizada através de patrocínio da Prefeitura Municipal de Poços de Caldas / Secretaria Municipal de Cultura, direção de arte e comunicação para redes de Paulo Tothy, produção de Thiago Silva e Chiara Carvalho / Carvalho Agência Cultural, além do apoio da Casa das Artes.
Para mais informações sobre as ações da nova temporada formativa do Cine Fricção, acompanhe ou entre em contato através das redes sociais do @cine.friccao e da produtora @carvalhoagenciacultural.
CONHEÇA OS MINISTRANTES DAS OFICINAS:
Dani Silva: artista de Teatro por ofício, drag queen por paixão e arte educadora por insistência, Dani Silva iniciou sua trajetória no teatro aos 13 anos, no grupo escolar No Foco. Ao longo dos últimos 10 anos, pôde realizar trabalhos com diferentes artistas, explorando múltiplas linguagens e possibilidades dentro da arte. Com essa experiência, desenvolveu uma prática que mistura técnica e liberdade criativa, incentivando cada participante a explorar suas próprias expressões e identidade.
Jéssica Balbino: jornalista, mestre em comunicação e literatura pela Unicamp, colunista do Estado de Minas. Escreve sobre corpo, diversidade, literatura e periferia. É autora dos livros "Gasolina & Fósforo" , "Traficando Conhecimento" e “Hip-Hop - A cultura marginal” (premiado pelo MinC). Atua também como curadora de literatura, diversidade e conteúdo. Criadora do projeto Margens (premiado pelo Governo do Estado de Minas Gerais), que difunde a literatura feita por negros, indígenas, ribeirinhos, etc. É viciada em café, tem medo de estátuas e acredita que as narrativas em disputa podem transformar o mundo. Nas horas "vagas", é psicanalista.
João Santos: costureiro, moldista, modelista, desenhista e maquiador. Desde criança é apaixonado por cores, tecidos, linhas, além de ser maquiador autodidata, vem se aprimorando ao longo dos anos com cursos formativos em costura e modelagem. É especialista no design e na customização de peças exclusivas, atuando no mercado criativo da moda desde 2020.
Thiago Silva: formado em técnico em produção de moda, atuante na produção de diversos projetos culturais na cidade, interessado pelo universo têxtil, estuda sobre a indústria da moda, além de ser autodidata em desenho de moda.
Thomas Melo: costureiro, modelista e moldista, com expertise na criação de moldes, confecção de peças sob medida e reaproveitamento de materiais por meio do upcycling. Se interessa desde criança pela arte e cultura. Atua na área desde 2020, tendo na bagagem diversos cursos de formação em costura e modelagem.
Comments